Como conseguir um desmame bem- sucedido e menos estressante? Parte II

4 maio 2017

Dica 2: A Alimentação com um plano de nutrição mais elevado antes do desmame é melhor que uma alimentação restrita


Altas taxas de crescimento e GMD (Ganho Médio Diário) antes e durante o desmame

Pesquisas (de Passillé et al. 2011, entre muitas outras) mostram que bezerros desmamados tardiamente, após serem alimentados com níveis elevados de leite, apresentam não apenas peso corporal e GMD mais altos antes do desmame do que os alimentados com uma quantidade restrita de leite, como também exibem menor stress na fase de crescimento durante o desmame.

O Crescimento na JUVENTUDE é essencial para alcançar pleno desempenho

É primordial que seja fornecida uma grande quantidade de leite aos bezerros nas primeiras semanas de vida, para que eles tenham crescimento e desenvolvimento adequados. É durante as primeiras semanas que acontece a programação metabólica, ou seja, a preparação dos bezerros para serem produtivamente bem-sucedidos nos meses e anos a seguir. Como o Dr. Berends, da Trouw Nutrition, destaca, “É exatamente durante as primeiras 8 semanas de vida que o desenvolvimento fundamental de órgãos e do tecido da glândula mamária acontece.” Portanto, investir na alimentação precoce é essencial.

Reduzir o stress induzido pela fome e minimizar preocupações com o bem-estar durante o desmame

Poucos sinais de stress estão presentes (Eckert, et al. 2015, entre outros) durante o desmame quando os bezerros são alimentados com planos superiores de nutrição antes do desmame. Fornecer grandes quantidades de leite pode reduzir a angústia que a fome cria em bezerros novos. Preocupações com o bem-estar durante o desmame também são minimizadas quando os bezerros são alimentados com níveis altos de nutrientes antes do desmame.

Leia para artigo original.