Como conseguir um desmame bem-sucedido e menos estressante? Parte IV

19 maio 2017

Dica: Forneça ração seca e água à vontade antes e durante o desmame

Ração seca e água devem ser abundantes tanto antes como durante o desmame para suavizar a transição e o desenvolvimento ruminal

Bezerros sempre irão consumir ração seca desde uma idade precoce, mesmo que consumam grandes quantidades de leite! O acesso à ração seca é necessário para uma transição suave para o rúmen e para o trato digestivo. Bezerros aos quais foi oferecida água tendem a consumir mais rações iniciais do que se alimentados apenas com leite. E, por outro lado, a falta de água disponível limita a ingestão de ração seca e desacelera o desenvolvimento ruminal. De fato, pesquisas recentes da Trouw Nutrition mostram que bezerros consomem de 3 a 4 litros de água para cada quilograma de ração inicial. Portanto, para garantir que a transição de uma dieta essencialmente líquida para uma dieta completamente constituída por ração seca ocorra da maneira mais suave possível, é recomendado que quantidades ilimitadas de forragens grosseiras e concentrados estejam disponíveis, juntamente com a água e um plano de nutrição elevado ou um alto suplemento de leite.

Disponibilidade de ração seca auxilia no crescimento pré-desmame

Pesquisas mostram (Castells, et al. 2015, entre outros) que oferecer forragem, juntamente com ração seca, a bezerros antes do desmame estimula as taxas de crescimento e consumo antes do desmame e pode também ajudar na transição para dietas mistas. Isso ocorre essencialmente devido ao fato de a forragem estabilizar a fermentação ruminal e, portanto, aumentar tanto o consumo de ração inicial como o crescimento.

 

Desmama

 

Leia o artigo original.