Manejo eficaz de bezerras leiteiras durante a fase de aleitamento

1 outubro 2017

5 PONTOS CRÍTICOS

Pesquisas mostram que os dois primeiros meses da vida de um bezerro representam uma clara janela de oportunidade para maximizar o desempenho a longo prazo. O que se perde nesse período de tempo específico em termos de saúde e crescimento simplesmente não pode ser compensado depois, não importando o nível de intensidade da alimentação ou a expressividade das práticas de manejo.

A PROGRAMAÇÃO METABÓLICA EXPLICADA

O efeito de longo prazo da programação metabólica na saúde das bezerras. O entendimento de como fatores externos ou ambientais no desenvolvimento inicial podem ter efeitos duradouros sobre a saúde ao longo da vida, conhecido como programação metabólica, tem sido estudado como um fator importante em doenças humanas e sua prevenção por quase 40 anos.

Estes estudos têm mostrado que não apenas a constituição genética de um indivíduo determina se certas doenças irão se desenvolver (ou não), mas também a programação que ocorre após o nascimento, nas primeiras semanas de vida, a qual pode mudar a expressão dos genes de maneiras positivas ou negativas.

Para animais leiteiros, a qualidade da nutrição da bezerra e o manejo nos primeiros 60 dias de vida irão afetar permanentemente a saúde e a produtividade da bezerra e da vaca ao longo da vida.

Certas práticas de alimentação e de manejo antes do desmame demonstraram influenciar a lactação três a cinco anos após sua implementação.
Portanto, é essencial que seja tomado um cuidado especial durante o período pré-desmame, de forma que o potencial genético de cada bezerra seja maximizado, e para que cada bezerra possa atingir o nível mais alto e mais saudável de produtividade possível.

5 PONTOS DE CONTROLE CRÍTICOS PARA BEZERRAS LEITEIRAS DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO

Quais passos específicos podem ser tomados na fazenda para assegurar as melhores condições possíveis para o crescimento de bezerros e a maior probabilidade de aumentar os efeitos positivos da programação metabólica? Em resumo, os cinco pontos críticos de controle são:

Pontos Criticos Life Start

RESULTADOS

  • A utilização destes 5 Pontos Críticos de Controle pode ajudar as fazendas leiteiras a focar na saúde e no crescimento inicial. Os resultados têm sido bastante notáveis. Pesquisas mostraram que, ao fornecer mais nutrientes na fase inicial da bezerra, você consegue níveis mais altos de produção de leite na fase adulta.
  • Em uma meta-análise de doze estudos científicos, pesquisadores concluíram que, para cada quilo adicional de GMD (ganho médio diário) que um bezerro adquire na fase de aleitamento, 1.500 quilos de leite a mais são produzidos durante sua primeira lactação.
  • Um plano de nutrição elevado, na fase de aleitamento, resulta em um maior GMD, que leva a uma maior produção de leite na primeira lactação.
  • Seguir as orientações da LifeStart para uma nutrição e manejo inicial é a chave para resultados melhores!