Na chuva ou estiagem, a atenção do pecuarista deve ser a mesma, alerta Trouw Nutrition no Rally da Pecuária

11 setembro 2019

rally-pecuaria-para-tocantins-trouw-nutrition
A Trouw Nutrition continua na estrada com a equipe do Rally da Pecuária, identificando oportunidades para fortalecer a pecuária de corte no Brasil. Nos últimos dias, o projeto percorreu Marabá, Xinguara e Redenção (Pará) e Araguaína, Palmas e Peixe (Tocantins). A iniciativa desperta o interesse dos produtores e fomenta troca de conhecimento sobre como produzir mais e melhor, mostrando como atingir todo o potencial da atividade a partir do uso de tecnologias inovadoras.

O Pará possui chuvas prolongadas que favorecem a permanência de capim de 8 a 9 meses. No Tocantins, as condições climáticas acarretam crise hídrica na maior parte do ano. “O longo período de estiagem não precisa representar necessariamente prejuízo. O pecuarista já sabe que as pastagens oferecem poucas condições para o bom desenvolvimento do gado e o nosso papel é lhe oferecer soluções para contornar esse cenário, com o planejamento estratégico da suplementação do rebanho”, destaca Felipe Parise, gerente regional da Trouw Nutrition.

Altos índices pluviométricos também podem acarretar prejuízos, impossibilitando o correto desenvolvimento e ganho de peso do animal. “A atenção do pecuarista ao período de chuvas é tão importante quanto na seca. O sal mineral que está no cocho, quando em contato com a água, acaba empedrado e com crostas pouco atrativas ao animal. Além de resultar no baixo consumo, esse suplemento perde suas propriedades nutricionais. A deficiência de certos minerais tem impactos muitas vezes não perceptíveis, como redução do potencial de produção e da imunidade e falhas reprodutivas, com diminuição da taxa de prenhez”, explica Parise.

Para diferentes épocas do ano, a linha Bellman, da Trouw Nutrition, conta com produtos que garantem a reposição dos nutrientes necessários para atingir o máximo de desempenho dos animais. A linha Dry é um exemplo de alta tecnologia, a solução evita o empedramento e a dissolução dos suplementos, pois repele a água, mantendo a alta concentração de minerais.  “Atuando na região, notamos mudança importante na cabeça do pecuarista. Ele percebe, cada vez mais, que o confinamento planejado com precisão é lucrativo. Dessa forma, o produtor está mais aberto a tecnologias nutricionais”, complementa o gerente da Trouw Nutrition.