Por que suplementar vacas leiteiras com cobre e zinco?

28 abril 2020

Estes minerais são importantes para fortalecer o sistema imunológico de vacas leiteiras, reduzindo a chance de infecções, aponta especialista da Trouw NutritionEstes minerais são importantes para fortalecer o sistema imunológico de vacas leiteiras,
reduzindo a chance de infecções, aponta especialista da Trouw Nutrition

A pecuária leiteira precisa produzir com qualidade e custo baixos para proporcionar rentabilidade. A nutrição tem importância essencial nesse processo, já que representa de 60% a 70% do custo de produção. “A suplementação mineral surge como aliada, pois desempenha funções essenciais na manutenção da saúde animal, aumentando a resistência de vacas leiteiras contra infecções, além de nutri-la com os elementos necessários”, explica Jaqueline Araújo, coordenadora técnico-comercial de leite da Trouw Nutrition.

O cobre e o zinco têm destaque na nutrição de ruminantes, já que são responsáveis pelo aumento da resposta imune dos animais e também qualidade das mucosas. “Esses dois minerais atuam no trato intestinal, melhorando a atividade e, consequentemente, contribuindo para maior absorção dos nutrientes”, ressalta a coordenadora técnico-comercial de leite da Trouw Nutrition.

Mas, reforça Jaqueline, “a suplementação precisa ser incluída corretamente na dieta do animal, levando em consideração a fase da vida da vaca e o seu potencial de produção”. Outro ponto que o criador precisa avaliar é se o mineral não reagirá ou oxidará em contato com outros componentes da dieta. “O avanço da tecnologia em nutrição possibilitou o desenvolvimento dos hidroxi-minerais, insolúveis em pH neutro e não degradáveis no rúmen (by-pass). Os nutrientes ficam intactos até o momento adequado para absorção pelo intestino”, destaca.

O resultado é compensador. A suplementação de hidroxi-minerais reflete-se em altos níveis de produção de leite, longevidade, saúde e melhores índices reprodutivos. A Trouw Nutrition oferece aos produtores de leite a linha IntelliBond®, que oferece segurança, reduzindo o risco de contaminação na alimentação dos animais, além de contribuir para o aumento da produtividade. “IntelliBond é uma tecnologia mineral moderna e eficaz, que entre outros fatores otimiza a digestibilidade da dieta e garante que não haja desperdício de suplementos minerais. Essas características são muito importantes, especialmente na pecuária leiteira, na qual o resultado econômico positivo é medido em centavos por litro”, pontua Jaqueline Araújo.