Programa da Trouw Nutrition tira 2,4 mil toneladas de GEE da atmosfera

9 fevereiro 2021

Programa da Trouw Nutrition tira 2,4 mil toneladas de GEE da atmosfera

Em três anos, o programa “Nossa Frota é Movida a Etanol”, da Trouw Nutrition – empresa global de nutrição animal do grupo holandês Nutreco – já evitou a emissão de cerca de 2,4 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa. “Seriam necessárias quase 16 mil árvores para retirar essa quantidade de gases da atmosfera. É impressionante o que medidas relativamente simples, que estão ao alcance, podem fazer em prol da responsabilidade ambiental”, destaca Francisco Olbrich, presidente da Trouw Nutrition Brasil.

O programa foi lançado no início de 2018 e determina que todos os 114 veículos da frota da Trouw Nutrition usem exclusivamente etanol. No total, esses automóveis rodam cerca de 4 milhões de km por ano.

A iniciativa também envolve os 540 colaboradores da empresa, que são periodicamente motivados a usar somente etanol em seus veículos de passeio. Essa corrente sustentável incluiu várias ações internas de informação e motivação, inclusive o concurso “Sustentabilidade vem do berço”, para as famílias dos colaboradores da Trouw Nutrition gravarem vídeo com frase que destaca etanol, meio ambiente e família.

“Minha Frota É Movida a Etanol” faz parte do braço brasileiro do programa global de sustentabilidade Nuterra, que estabelece a estratégia de sustentabilidade do Grupo Nutreco em todo o mundo. “O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que abordam os impactos econômicos, sociais e ambientais por toda a cadeia de valores”, explica Michael Pires, gerente de HSE&F (Saúde, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Facilities) da Trouw Nutrition.

O etanol de cana produzido no Brasil é uma das alternativas energéticas mais limpas disponíveis comercialmente no mundo. “Evitamos até 90% das emissões de gases causadores do efeito estufa quando o etanol de cana substitui os combustíveis fósseis (gasolina e diesel) em veículos”, informa Michael Pires.

“Importante destacar que a emissão de gases dos combustíveis fósseis está entre as importantes causas do aumento do efeito estufa, sendo por isso mais vantajosa a utilização de biocombustíveis como o etanol, que é renovável, limpo e autossustentável. Outro benefício é contribuir para o benefício social, a movimentação da economia do etanol e o fomento à indústria sucroalcooleira”, comenta Francisco Olbrich.