Recuperação de vacas no pós-parto é tema de palestra da Trouw Nutrition na Expojovem, em Castro (PR)

12 março 2020

Expojovem

A tradicional exposição de gado jovem da Cooperativa Castrolanda acontece entre os dias 11 e 13 de março, na Cidade do Leite, em Castro (PR). Na quinta-feira, dia 12, acontece o Road Show aberto ao público, com palestras técnicas abordando os diferentes elos da cadeia do leite.

“O Road Show é uma iniciativa importante da Castrolanda, pioneira nesse modelo de aproximação com os produtores da região a partir do acesso a informações que auxiliam no dia a dia da atividade”, destaca Jaqueline Araújo, coordenadora técnico-comercial de leite da Trouw Nutrition.

A Dra. Sprayfo, Marília Ribeiro, falará sobre “Como a tecnologia nos ajuda a manter o equilíbrio e a boa recuperação das vacas no pós-parto”. Segundo ela, o assunto é essencial para entender as necessidades nutricionais em um período estressante para vaca, quando ocorrem intensas mudanças no metabolismo energético das fêmeas.

“As alterações hormonais começam a preparar o corpo para o parto e início da lactação. Nesse período, existe alta demanda por cálcio para a produção do colostro. A baixa disponibilidade desse elemento pode desencadear quadro de hipocalcemia ou febre do leite”, explica a Dra. Sprayfo.

Além do estresse, o parto também ocasiona perda de eletrólitos e água. Outro problema: o consumo de alimento baixo antes e depois do parto resulta em balanço energético negativo e perda de peso.

“Durante o pós-parto, as vacas ficam mais vulneráveis a doenças e a produção de leite pode ser afetada. Logo, a suplementação nesse período é necessária também para elevar a produtividade. A Trouw Nutrition oferece como solução aos produtores o suplemento Reviva, fonte de rápida absorção de cálcio para produção de leite, vitaminas e probióticos, que aumenta a resistência da fêmea às doenças”, pontua Jaqueline Araújo.