Trouw Nutrition aborda uso racional de antimicrobianos na suinocultura no Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

20 agosto 2019

trouw-brasil-suinocultura-brasil-sul-chapecoA Trouw Nutrition, uma das líderes mundiais em nutrição animal, levou o tema “Perfil do uso de antimicrobianos na produção de suínos - Uma visão científica do problema”, para o 12° Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, em Chapecó (SC). O assunto foi apresentado pelo gerente técnico da empresa, Dr. Mauricio Dutra.

“Nos levantamentos feitos no Brasil em comparação a outros países, nossa utilização de antimicrobianos é um pouco elevada. Estamos no mesmo nível de Espanha e Itália, por exemplo. Mas há países muito mais avançados, promovendo o uso mais racional. Já estamos buscando essa redução para um uso prudente, ou seja, somente apenas quando realmente necessitar”, informa Dutra.

O tema é muito relevante em função da questão da resistência dos antimicrobianos, que tem aumentado, sendo um problema em diversas partes do mundo. “O uso de antimicrobiano na produção animal tem importância na disseminação da resistência também, assim como o uso humano abusivo tem sua relevância”, explica o especialista da Trouw Nutrition.

Dutra explica que há uma série de oportunidades para promover o uso racional dos antimicrobianos, como a possibilidade de melhorias nos programas de biossegurança, manejo e nos próprios programas de utilização de antibióticos.

 “O engajamento de todos os envolvidos no setor produtivo, associado ao melhor diagnóstico dos desafios sanitários, à mudança cultural na prescrição de princípios ativos e à busca por aditivos alternativos, promoverá o uso prudente dos antimicrobianos na produção animal, minimizando riscos de resistência, o que é bom para todos”, conclui Maurício Dutra.