Swine Model

Modelagem de desempenho econômico de suínos.

O modelo matemático NutriOpt para suínos é um software capaz de simular respostas biológicas através de um cruzamento de dados entre o animal, a fase produtiva, seu ambiente e sua dieta, em um sistema que irá prever com precisão o desempenho produtivo do animal e a rentabilidade da produção em condições comerciais.

 

swine-model

Desempenho técnico
e econômico:

O modelo calcula qual seria o impacto econômico da implantação de diferentes programas de alimentação e/ou manejo, sobre o desempenho produtivo e econômico da atividade. Com a aplicação desta tecnologia é possível conhecer as respostas de causa-efeito às mudanças no ambiente e/ou sistema de produção, as implicações financeiras destas mudanças, bem como traçar estratégias nutricionais e/ou financeiras para um melhor direcionamento na tomada de decisão.

Benefícios da modelagem de
desempenho econômico de suínos:

• Definição de estratégias nutricionais e/ ou manejo capazes de proporcionar
  melhora na produtividade animal e, consequentemente, melhora no retorno
  financeiro da atividade;
• Soluções dinâmicas e personalizadas, oferecendo flexibilidade nas decisões
  de 
acordo com as mudanças no mercado de matérias-primas e preço do
  animal ao abate. 

 


Sow Model

Modelagem de desempenho econômico de Matrizes.

A necessidade de um programa alimentar robustos para fêmeas gestantes e lactantes de alta produção levou ao desenvolvimento do modelo NutriOpt Sow Model, o qual tem como objetivo proporcionar uma maior longevidade das matrizes, bem como atender de forma precisa os requerimentos nutricionais dos respectivos leitões.

 

sow-model

Os modelos matemáticos para fêmeas suínas gestantes ou lactantes permitem, por exemplo, cruzar informações de ordem de parto e condição corporal, de modo a obter a real exigência necessidade nutricional das matrizes.

Uma vez conhecido os requerimentos nutricionais das matrizes, o NutriOpt Sow Model é capaz de recomendar uma curva de alimentação específica para este grupo de animais, proporcionando ganhos econômicos e, sobretudo produtivo, o que torna o sistema produtivo mais sustentável. O modelo NutriOpt Matrizes recomenda uma curva de ingestão alimentar para minimizar as perdas de peso corporal na lactação, o que proporciona uma alta taxa de desempenho reprodutivo para o próximo ciclo.

 

Benefícios da modelagem de
desempenho econômico de matrizes:

• Melhor gerenciamento da condição das matrizes levando
  a menor taxa de descarte;
• Ajustes nutricionais, possibilitando diferentes esquemas de alimentação
  de acordo com a necessidade nutricional das matrizes;
• Auxilia na redução da perda de peso corporal na lactação, influenciando
  a melhora no desempenho produtivo do próximo ciclo;
• Otimizando os custos de alimentação.