Swine Model
Modelagem de desempenho econômico de suínos.
O modelo matemático NutriOpt para suínos é um software capaz de simular respostas biológicas através de um cruzamento de dados entre o animal, a fase produtiva, seu ambiente e sua dieta, em um sistema que irá prever com precisão o desempenho produtivo do animal e a rentabilidade da produção em condições comerciais.
Desempenho técnico
e econômico:
O modelo calcula qual seria o impacto econômico da implantação de diferentes programas de alimentação e/ou manejo, sobre o desempenho produtivo e econômico da atividade. Com a aplicação desta tecnologia é possível conhecer as respostas de causa-efeito às mudanças no ambiente e/ou sistema de produção, as implicações financeiras destas mudanças, bem como traçar estratégias nutricionais e/ou financeiras para um melhor direcionamento na tomada de decisão.
Benefícios da modelagem de
desempenho econômico de suínos:
• Definição de estratégias nutricionais e/ ou manejo capazes de proporcionar
melhora na produtividade animal e, consequentemente, melhora no retorno
financeiro da atividade;
• Soluções dinâmicas e personalizadas, oferecendo flexibilidade nas decisões
de acordo com as mudanças no mercado de matérias-primas e preço do
animal ao abate.
Sow Model
Modelagem de desempenho econômico de Matrizes.
A necessidade de um programa alimentar robustos para fêmeas gestantes e lactantes de alta produção levou ao desenvolvimento do modelo NutriOpt Sow Model, o qual tem como objetivo proporcionar uma maior longevidade das matrizes, bem como atender de forma precisa os requerimentos nutricionais dos respectivos leitões.
Os modelos matemáticos para fêmeas suínas gestantes ou lactantes permitem, por exemplo, cruzar informações de ordem de parto e condição corporal, de modo a obter a real exigência necessidade nutricional das matrizes.
Uma vez conhecido os requerimentos nutricionais das matrizes, o NutriOpt Sow Model é capaz de recomendar uma curva de alimentação específica para este grupo de animais, proporcionando ganhos econômicos e, sobretudo produtivo, o que torna o sistema produtivo mais sustentável. O modelo NutriOpt Matrizes recomenda uma curva de ingestão alimentar para minimizar as perdas de peso corporal na lactação, o que proporciona uma alta taxa de desempenho reprodutivo para o próximo ciclo.
Benefícios da modelagem de
desempenho econômico de matrizes:
• Melhor gerenciamento da condição das matrizes levando
a menor taxa de descarte;
• Ajustes nutricionais, possibilitando diferentes esquemas de alimentação
de acordo com a necessidade nutricional das matrizes;
• Auxilia na redução da perda de peso corporal na lactação, influenciando
a melhora no desempenho produtivo do próximo ciclo;
• Otimizando os custos de alimentação.