Com Linha Cria, Trouw Nutrition quer unir nutrição e reprodução para o aumento da eficiência na pecuária

A produtividade da pecuária começa com a confirmação de prenhez. Não há produção de carne se não houver bezerros. Os compromissos de aumentar o índice de prenhez e o ganho de peso no período inicial do ciclo pecuário levam a divisão Bellman, da Trouw Nutrition – uma das maiores indústrias globais de nutrição animal –, a lançar a Linha Cria de suplementos minerais, com produtos modernos, formulação inovadora e insumos premium. Os objetivos são dois: colocar soluções eficazes à disposição do mercado e unir a nutrição e a reprodução.      

“A inovação está presente na composição dos produtos da Linha Cria, que foram desenvolvidos para momentos e necessidades específicas dos projetos de cria. Além disso, de maneira inédita estamos propondo uma parceria de nossa equipe, composta por profissionais especializados em nutrição, com os profissionais de reprodução. Afinal, os objetivos são comuns. Juntos, somamos forças para prestar ainda melhores serviços para os pecuaristas, contribuindo para o sucesso dessa importante etapa da cadeia produtiva”, assinala João Benatti, gerente de produto para Ruminantes da Trouw Nutrition.

“Os bezerros precisam nascer resistentes para superar os desafios iniciais e obter rápido ganho de peso. E tudo começa nas fêmeas. O fornecimento dos ingredientes certos na quantidade correta durante a gestação contribui para ter bezerros de qualidade”, afirma João Benatti.

Para o sucesso desse trabalho de integração da nutrição com a reprodução, a Trouw buscou o apoio de especialistas. O prof. José Luiz Moraes Vasconcelos (Prof. Zequinha), da Unesp Botucatu, é um dos maiores conhecedores de reprodução bovina do país, o pesquisador Gustavo Siqueira (APTA Colina) é um dos idealizadores do Boi 777 e Marco Balsalobre, consultor técnico da Trouw Nutrition, é doutor em ciências animais e pastagens.

“Nutrição e reprodução precisam andar juntas. Afinal, uma depende da outra. Os pecuaristas precisam ter em mente que quanto melhores são suas vacas mais elas precisam de manejo nutricional de qualidade”, assinala o prof. Zequinha, para quem a técnica da IATF (Inseminação Artificial a Tempo Fixo) democratiza a genética e possibilita extrair o máximo a partir do uso de melhor nutrição disponível.

“O investimento de cria é a longo prazo”, analisa o pesquisador Gustavo Siqueira. Para isso, é preciso acertar na genética, no processo e na nutrição, sob pena de ter prejuízo no futuro. “Não há mais espaço para pensar na reprodução somente nos meses que antecedem a estação de monta. É preciso manejar bem a vaca o ano todo, oferecendo sempre a correta suplementação para que ela chegue em plena forma ao período reprodutivo e, depois, parir bem”, complementa Siqueira.

Nessa mesma linha de raciocínio, o dr. Marco Balsalobre completa que o escore corporal é essencial para o sucesso da pecuária, pois a vaca bem nutrida emprenha mais cedo e tem melhores condições de desmamar bezerros mais pesados. “Além disso, ela fica pronta para a próxima prenhez mais rápido. Não se pode esquecer que cuidar bem de suas vacas é o melhor investimento do pecuarista”.

“Vaca vazia é prejuízo para o pecuarista. Está provado que fêmeas melhor nutridas têm maior possibilidade de prenhez. O correto planejamento nutricional contribui, e muito, para que as fêmeas emprenhem mais cedo. E vaca que fica prenha mais cedo pare antes”, ressalta Francisco Olbrich, diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.

A Linha Cria, da Trouw Nutrition, é composta por 6 produtos, cada um para atender a necessidades específicas das vacas em reprodução:

BellMais Dry – Suplemento mineral para pós DG (Diagnóstico de Gestação) final

BellCria Ureia – Suplemento mineral com ureia para o pré e pós-parto de vacas com bom ECC (Escore de Condição Corporal)

BellPeso Precoce – Suplemento para recria de novilhas precoces, primíparas e vacas com baixo ECC no pré e pós-parto

BellNutri Reprodução – Suplemento mineral para período reprodutivo para levar mais tecnologia para rebanhos de cria com adequado ECC

BellMais Fertilidade IATF – Suplemento mineral com ômega 3 e ômega 6 para período reprodutivo, aumentando ainda mais a taxa de prenhez de multíparas com adequado ECC

BellMais Fertilidade Energia – Suplemento proteico energético para período reprodutivo para primíparas e vacas com baixo ECC

2021
22/10/2021