LifeStart na prática: vacas mais produtivas e longevas.

  • 2025
17/07/2025

Um artigo publicado recentemente, conduzido no centro de pesquisas da Trouw Nutrition comprovou a importância da fase de aleitamento na vida futura dos animais.

86 bezerras foram divididas em 2 grupos: grupo LifeStart (recebendo 8 litros de Sprayfo/dia a 15% sólidos) e grupo restrito (recebendo 4 litros de Sprayfo/dia a 15% sólidos). Os animais foram desaleitados aos 50 dias. Após este período, todos os animais foram manejados de forma idêntica, sem distinção dos tratamentos, até o final do experimento.

Os animais do grupo LifeStart ganharam mais peso na fase de aleitamento (0,79 vs. 0,49 kg/d) e permaneceram mais pesados após o desaleitamento (94 vs. 85 kg).

Na primeira lactação, vacas do grupo LifeStart apresentaram maior ingestão de matéria seca (+ 0,7 kg/d), maior produção (+ 50 g/d) e teor de gordura do leite (+ 0,24%).

Na segunda lactação, a produção de leite corrigida para gordura e proteína (+ 1,8 kg/d), a produção de gordura do leite (+ 115 g/d), o teor de gordura do leite (+ 0,22%) e a eficiência alimentar (+ 0,06) foram todas maiores para vacas do grupo LifeStart.

Além disso, vacas do grupo LifeStart tiveram uma maior taxa de concepção, na primeira cobertura, durante a segunda lactação em comparação com o grupo restrito (40,7 vs. 13,0%).

E um dos pontos mais interessantes do estudo: a probabilidade de serem descartadas antes do terceiro, quarto ou quinto parto foi reduzida pela metade para os animais do grupo LifeStart frente aos animais do grupo restrito.

 

Este estudo comprova a importância do excelente manejo na fase de aleitamento, visando animais mais produtivos e longevos no futuro.