Trouw Nutrition aponta alimentos orgânicos, fitogênicos e funcionais entre as principais tendências da alimentação de animais de companhia

  • 2025
01/09/2025

Maior exigência por alimentos naturais tem foco em melhor bem-estar, saúde e longevidade dos pets

O uso de alimentos orgânicos, funcionais e fitogênicos em rações para animais de companhia é uma das tendências mais importantes do mercado de nutrição de pet. Este segmento vem seguindo o comportamento de consumo de alimentos saudáveis, que já acontece na nutrição humana, e abre um mercado que apresenta o crescimento mais elevado no segmento de nutrição animal, explica o médico veterinário e diretor Geral da Trouw Nutrition na América Latina, Augusto Adami. “O mercado pet cresce próximo de dois dígitos em vários países da região, como México, Brasil, Chile e Argentina. E ele é promissor por várias razões, uma delas é que, neste contexto em que os animais se tornam membros da família, mais da metade das despesas com eles é direcionada a alimentação e o consumidor passa a exigir para seus pets a mesma qualidade dos alimentos que exigem para si mesmos”, afirma.

Ele reforça o atual momento de crescimento e pontua que “alguns clientes investiram em suas plantas para suportar o crescimento esperado. E este quadro levou a um aumento da demanda por matérias-primas na mesma proporção”, disse o executivo. Na mesma medida, ele salienta o aumento das exigências por qualidade e garantia. “É necessário cumprir requisitos como qualidade, confiabilidade, rastreabilidade e segurança. Hoje o setor cobra do fornecedor o quanto se leva de novidade, pesquisa e inovação para o cliente. Aporte de tecnologia e inovação passaram a ser mais exigidos também”, destaca. Adami lembra que o setor se fortaleceu depois da pandemia. “Hoje os animais de companhia são adotados não apenas para ajudar em casos de deficiência visual, mas também para ajudar na saúde mental”.

De acordo com ele, maior longevidade da população e a redução do tamanho das famílias estão entre os fatores que levaram ao crescimento deste mercado. “As famílias estão cada vez menores. As pessoas vivem mais, então, os filhos saem de casa e os pets entram. Isso trouxe uma mudança significativa no comportamento do consumidor, que passa a exigir uma alimentação mais balanceada, melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e maior expectativa de vida para seus animais”. Nesta direção, ele aponta que hoje os níveis de vitaminas, minerais, aminoácidos e ingredientes funcionais são formulados de acordo com a necessidade. “O que vemos é uma especialização muito grande na nutrição destes animais. Hoje o mercado tem ração para cães idosos, por exemplo, e também para gatos com problemas de rim. A nutrição está cada vez mais específica por raça e necessidades metabólicas com uso de produtos naturais, menos aditivos, mais produtos funcionais e naturais”.

O vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Trouw Nutrition na América Latina, Mike Hooper, destaca que este cenário é observado em todos os países da região. “O que temos visto é um crescimento acelerado do mercado pet na América Latina na direção de produtos premium e super premium. Isso impacta na alta exigência de qualidade nos ingredientes, na identificação das fontes destes ingredientes para ter rastreabilidade, além de qualidade e consistência. Hoje temos um consumidor mais informado e que está exigindo mais opções na compra, o que nos traz um novo desafio: o de produzir diferentes tipos de ração com base em estágios de vida do animal, raça e fórmulas funcionais”, disse lembrando que a companhia busca estratégias nutricionais com ótimos níveis para o pet. “Nosso objetivo é nutrir os pets globalmente e melhorar a qualidade de vida deles. Nosso conhecimento em ingredientes nos permite a formular para ajudar os pets no final da vida, com dificuldades de audição, de mobilidade e cognição. E isso sempre vai evoluir porque mercado vai pedir essa evolução”.

O Jardim do Futuro 
Se o futuro do mercado de nutrição de pets está cobrando qualidade, nutrição mais natural, sustentabilidade e rastreabilidade, as pesquisas e inovações da Trouw Nutrition caminham exatamente nesta direção, afirma Adami. “Temos um centro de pesquisa e inovação único na Suíça dedicado aos fitogênicos”, ressaltou. O Jardim do Futuro é um projeto pioneiro dedicado a pesquisa nutricional que usa inteligência artificial desenvolvida especialmente para este fim aliada a biotecnologia para se concentrar no que as plantas podem fazer pela sustentabilidade e pela saúde animal. “Este centro de ciência faz parte da estratégia da Trouw Nutrition para redefinir o uso de ingredientes naturais na alimentação animal”, encerra.

Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 9 9712.3224
E-mail: agronoticia@gmail.com