Trouw Nutrition destaca melhor desempenho das aves com uso de fitocomplexos

Melhor conversão alimentar, aumento no peso corporal e melhor uniformidade dos lotes são alguns dos benefícios do fitocomplexo

Aumentar a eficiência produtiva e consequentemente a rentabilidade do produtor é um dos desafios mais importantes da avicultura. A atividade trabalha sempre com margens apertadas e cada ganho de eficiência tem impacto direto no resultado no campo. Neste cenário, a nutrição, responsável por cerca de 70% dos custos de produção, é um aliado de primeira hora do avicultor neste desafio diário.

Com base na metanálise de estudos realizados, observamos de maneira consistente uma melhora de até cinco pontos na conversão alimentar, um aumento médio de 51 gramas no peso corporal das aves, além de uma maior uniformidade dos lotes. Estes são alguns dos principais benefícios de uma estratégia nutricional com uso do fitocomplexo, defende o zootecnista e gerente do Programa de Fitocomplexos da Trouw Nutrition na América Latina, Gustavo Carneiro.

De acordo com ele, este incremento dos índices zootécnicos é a consequência dos mecanismos de ação do fitocomplexo. “Ao melhorar a qualidade intestinal, fortalecer a imunidade e reduzir a inflamação, é possível aumentar a absorção, o aproveitamento dos nutrientes e a resiliência das aves. Tudo isso se traduz na maior rentabilidade dos lotes de forma sustentável e alinhada às exigências do mercado”, afirma o especialista.   

Este fitocomplexo foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), como um aditivo zootécnico melhorador de desempenho. Ele combina três óleos essenciais naturais de canela, cravo e orégano e é encapsulado e termoestável para garantir estabilidade e eficácia, explica. “Em forma de pó, ele pode ser adicionado em pré-misturas ou na ração completa, além de conter óleos essenciais padronizados de espectro completo, ou seja, com múltiplos componentes bioativos”.

A eficácia da estratégia do uso de fitocomplexos em dietas de aves foi comprovada em mais de 20 estudos conduzidos pela companhia em diferentes regiões, como América do Norte, América do Sul e Ásia, com as genéticas Ross e Cobb. “O reconhecimento do Fytera Perform como melhorador de desempenho é uma conquista que reforça o compromisso da Trouw Nutrition com eficácia, segurança e inovação”, encerra o executivo.

Investimentos na tecnologia dos fitocomplexos 
A Trouw Nutrition, empresa de nutrição animal do grupo holandês Nutreco, está direcionando investimentos para o desenvolvimento de fitocomplexos, uma nova geração de soluções naturais baseadas em compostos vegetais. A tecnologia, criada no centro de pesquisa “Jardim do Futuro”, na Suíça, combina biotecnologia e inteligência artificial para identificar e potencializar o efeito de metabólitos de plantas sobre funções fisiológicas essenciais dos animais.

O avanço representa uma evolução em relação aos fitogênicos tradicionais, com aplicações no fortalecimento da imunidade, melhora da digestibilidade e redução do estresse oxidativo, contribuindo para o desempenho e o bem-estar animal. A iniciativa integra a estratégia global da Trouw Nutrition de ampliar o uso de ingredientes naturais e reduzir o impacto ambiental da produção de proteína animal.

Os projetos são conduzidos com métricas de sustentabilidade e em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, buscando soluções específicas para cada espécie e sistema produtivo. A companhia aposta na ciência aplicada como caminho para uma nutrição de precisão — mais eficiente, rastreável e de menor pegada de carbono — em um momento em que o setor busca equilibrar produtividade e responsabilidade ambiental.

Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 9 9712.3224
E-mail: agronoticia@gmail.com