Trouw Nutrition destaca tecnologia Dry como ferramenta essencial para melhorar eficiência produtiva de bovinos no período chuvoso

  • 2025
18/09/2025

Tecnologia protege mistura mineral da chuva, mantendo-a seca e farelada para melhorar o consumo dos animais e a eficiência produtiva no campo


Estamos próximos da chegada do período de chuvas, um momento oportuno para aumentar o ganho de peso e a eficiência produtiva do rebanho bovino em função da combinação de pasto de qualidade aliado a uma suplementação adequada. No entanto, este período também traz desafios quando ocorre uma maior exposição do suplemento mineral à água, quadro que pode levar a um desbalanceamento da mistura mineral, além de desafios como o empedramento do mineral no cocho em função da chuva, explica o zootecnista e gerente de Produto para Ruminantes da Trouw Nutrition, Emanuel Oliveira.


“O que acontece é que a água da chuva contribui para empedrar a mistura mineral, o que leva a um menor consumo pelos animais com forte impacto no desempenho no campo. Além disso, alguns componentes do suplemento, como os macro e microminerais, por exemplo, podem ser lixiviados com a ação da água da chuva. Este cenário, além de comprometer o desempenho dos animais, também acarreta perdas econômicas”, destacou o especialista.


Para se ter uma ideia, o especialista comenta que uma chuva de 35 milímetros, por exemplo, pode levar a perdas de até 8,5% da mistura mineral no cocho. Assim, ele salienta a importância de os pecuaristas estarem atentos a este quadro e adotar estratégias para prevenir estas perdas, especialmente neste período do ano que é tão adequado para atingir os melhores resultados. “A tecnologia Dry se mostrou eficiente na manutenção do equilíbrio dos minerais mesmo em dias chuvosos. Ela contribui para a mistura mineral não empedrar porque suporta muito bem a chuva e a umidade, é de fácil manejo no cocho, repele a água e mantém a concentração de minerais mantendo-os sempre secos e farelados, proporcionando assim o consumo adequado pelos animais. Então, é um aliado para reduzir perdas, melhorar a rentabilidade e a suplementação mineral do rebanho”, disse.


Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 9 9712.3224
E-mail: agronoticia@gmail.com