Trouw Nutrition inaugura fábrica para o mercado pet

Para impulsionar crescimento de mais de dois dígitos ao ano no segmento pet, nova unidade fabril pode quintuplicar capacidade de atendimento

A Trouw Nutrition anunciou a inauguração de uma nova fábrica voltada à produção de blends e premixes especiais para pet na cidade de Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê. O objetivo é impulsionar ainda mais o ritmo de crescimento da companhia, de mais de dois dígitos ao ano apenas no segmento pet, e consolidar a presença neste mercado estratégico. O complexo CEBPET (Centro de Excelência em Blends e Premixes Especiais Pet) foi projetado em uma área exclusiva de 3.000m2 e entra em operação no mês de dezembro.

O projeto, dimensionado para quintuplicar a atual capacidade de atendimento da companhia e com possibilidade de expandir ainda mais a produção no futuro, faz parte do plano de expansão da empresa e deve dobrar a produção atual já no primeiro ano de operação. A Trouw Nutrition concluiu neste ano dois novos centros de distribuição em Maringá, no Paraná, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, além de adquirir robôs de última geração para uma planta especializada em suplementos para ruminantes da marca Bellman em Mirassol, no interior de São Paulo.

O diretor Geral da Trouw Nutrition para a América Latina, Augusto Adami, destaca a confiança da empresa no mercado brasileiro e investimentos futuros no país. “Estamos investindo no Brasil e seguimos com planos contínuos de expansão para acompanhar o crescimento do mercado”, disse Adami. De acordo com ele, a nova planta foi planejada para atender 100% das necessidades das principais marcas de pet food do país, com inúmeras possibilidades de combinação de ingredientes. “O CEBPET reflete o nosso compromisso de crescer lado a lado com o mercado brasileiro e com as marcas de pet food que nele atuam”.

O Brasil é o terceiro maior produtor de rações para animais, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, um levantamento do Sindirações apontou que o país produziu 91,1 milhões de toneladas de ração e sal mineral no ano passado. Destas, 4 milhões de toneladas foram apenas para alimentos de cães e gatos. Para este ano, a previsão da entidade é que a produção de alimentos para cães e gatos seja de 4,1 milhões toneladas e a expectativa é de crescimento entre 1,5% e 2% nos próximos anos.

 

O CEBPET
O head de Marketing Estratégico da Trouw na América Latina, Frederico Glaser, afirma que os estudos que deram origem a esteprojeto começaram em meados de 2023 e culminaram na construção do primeiro Centro de Excelência PET com estas capacidades no Brasil. Ele surgiu através de um trabalho de colaboração junto aos clientes para chegar a uma unidade sob medida para responder às necessidades atuais e antecipar as demandas futuras do setor. O CEBPET oferece versatilidade total na formulação de produtos, desde misturas de alto volume até fórmulas extremamente complexas e personalizadas. E essa flexibilidade permite atender tanto marcas consolidadas quanto novos projetos focados em linhas premium, naturais e funcionais.

Segundo ele, a unidade fabril foi projetada com os controles de processo e automação

mais avançados, para atingir máxima segurança e rastreabilidade na produção. “O rigor do sistema de qualidade acompanha cada etapa, desde a seleção de matérias-primas até o produto final”. A estrutura conta com zonas específicas e isoladas para recepção e armazenamento de matérias-primas, salas de preparo e micro pesagem com controle rigoroso, uma torre de mistura totalmente automatizada, além de áreas destinadas ao armazenamento de produtos acabados e um pátio logístico integrado, que assegura eficiência e fluidez em todo o processo produtivo.

O CEBPET reúne mais de 90 anos de expertise global da Trouw Nutrition e incorpora metodologias exclusivas que asseguram total controle e rastreabilidade das matérias-primas e processos. Além disso, conta com o suporte do MasterLab, nossa rede global de laboratórios, equipada com tecnologia de ponta para análises de qualidade, e com o know-how consolidado nos Estados Unidos em misturas de ingredientes complexos, que garantem uniformidade e precisão em cada grama do alimento final.

O líder de Espécie PET da Trouw Nutrition na América Latina, Felipe Cabanne, reforça que, mais do que uma nova unidade produtiva de última geração, o CEBPET estabelece um novo patamar para a nutrição pet no Brasil. “É um espaço onde conhecimento se transforma em soluções de valor, fortalece marcas, impulsiona a inovação compartilhada e consolida a Trouw Nutrition como a escolha de confiança número um do setor. E essa confiança reflete o posicionamento singular que a Trouw Nutrition consolidou ao longo de décadas, reunindo expertise global em ingredientes, unidades fabris 100% dedicadas, altíssimo nível de customização e segurança, e a confiança das maiores marcas de pet food do mundo”.

 

Sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos pontos altos da nova operação. “O projeto do CEBPET foi desenvolvido para minimizar impactos ambientais desde a construção, com foco em uso racional de materiais e redução de desperdícios. A unidade opera com energia 100% renovável, e possui projetos e programas de reciclagem e destinação adequada de resíduos. Além disso, a Trouw Nutrition mantém, globalmente, o compromisso inegociável com segurança, bem-estar e responsabilidade ambiental em todas as suas operações”, salientou Glaser.

Liderança no mercado pet A Trouw Nutrition é líder no maior mercado pet do mundo, os Estados Unidos, onde atende as principais fabricantes globais de pet food. O mesmo movimento de crescimento e sofisticação observado nos Estados Unidos está em curso no Brasil, o 3º maior mercado pet do planeta, aponta Glaser. Ele salienta que o segmento pet é um dos pilares de crescimento da Trouw Nutrition no Brasil. Para se ter uma ideia, atualmente, as tecnologias nutricionais e de proteção alimentar da companhia estão presentes em refeições consumidas por mais de 10 milhões de cães e gatos em diferentes regiões do Brasil.

Glaser pontua que, durante o planejamento estratégico de 2023, e empresa definiu o mercado pet como um dos seus principais pilares de crescimento. “Nosso objetivo é alcançar a liderança nacional no fornecimento de soluções para a indústria de pet food, sendo reconhecidos como a empresa número um em confiança, inovação e qualidade. Nosso foco é oferecer soluções sob medida para empresas que buscam diferenciação,

segurança e qualidade superiores, especialmente aquelas que atuam em segmentos premium e super premium”.

Ele encerra destacando o momento de consolidação e transformação do setor pet. “Mais do que volume, o foco está em qualidade, segurança e propósito. Percebemos que nossos clientes estão cada vez mais atentos ao conteúdo e à origem dos ingredientes, buscando soluções naturais, seguras e alinhadas aos novos valores dos tutores. Essa evolução reforça a importância da inovação e da personalização, aspectos centrais em nossa estratégia”.

 

Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 9 9712.3224
E-mail: agronoticia@gmail.com